TJSC elege desembargador Rubens Schulz como novo presidente para 2026/2028

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) elegeu, na tarde desta quarta-feira (3/12), em sessão do Tribunal Pleno, sua nova cúpula para o biênio 2026/2028. O desembargador Rubens Schulz foi escolhido presidente da Corte, com 54 votos, superando a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, que recebeu 48 votos. Dos 105 desembargadores aptos, 102 participaram da votação.

Demais cargos da Mesa Diretiva: Des. André Luiz Dacol – 1º vice-presidente; Des. Dinart Francisco Machado – corregedor-geral da Justiça; Des. José Agenor de Aragão – 2º vice-presidente; Des. Marcio Rocha Cardoso – 3º vice-presidente; Des. Rosane Portella Wolff – corregedora-geral do Foro Extrajudicial; e Des. Leopoldo Augusto Brüggemann – ouvidor-geral.

Pronunciamento do presidente eleito

Após a proclamação do resultado, Rubens Schulz saudou o atual presidente do TJSC, des. Francisco Oliveira Neto, pela condução do processo eleitoral, destacando o elevado quórum e a normalidade da votação. Ele agradeceu os votos recebidos e exaltou a participação de sua concorrente, des. Maria do Rocio, pela postura “leal, educada e responsável”.

Schulz também reforçou o compromisso de gestão colaborativa: “A partir de hoje não existem mais disputas — apenas companheiros e companheiras com o objetivo de levar o Tribunal de Justiça adiante da melhor forma possível. ‘Todos Juntos’ significa ouvir, dialogar e construir coletivamente.”

Trajetória do novo presidente

Natural de Joinville, o desembargador ingressou na magistratura catarinense em 1992, na comarca da Capital. Foi promovido a juiz de direito em 1994 e passou por diversas comarcas — São José do Cedro, Xanxerê, Chapecó, Blumenau e novamente a Capital. Em 2013, assumiu as funções de juiz de 2º grau e, em 2017, tomou posse como desembargador. Atualmente integra a 6ª Câmara de Direito Comercial e foi corregedor-geral do Foro Extrajudicial no biênio 2022/2024.

A posse da nova direção está marcada para 6 de fevereiro de 2026, às 17h.

Veja também

Últimas notícias