Os 30 anos de trajetória da Fehoesc (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina) foram celebrados em uma sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), realizada na noite desta quinta-feira (14). A homenagem foi proposta e presidida pelo deputado José Milton Scheffer (PP), e reuniu lideranças que marcaram a história da federação e de instituições associadas.
Fehoesc é pilar da saúde em Santa Catarina, afirma deputado
Durante a cerimônia, o deputado Zé Milton destacou o papel essencial da Fehoesc na prestação de serviços de qualidade à população catarinense. “Não importa se é às três da tarde ou às três da madrugada — quem precisa de atendimento encontra acolhimento em um dos hospitais da rede”, afirmou.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, o parlamentar recordou seu compromisso com os hospitais filantrópicos e comunitários desde o início de seu mandato, em 2011. Ele elogiou a atuação da Fehoesc na defesa dessas instituições, com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade no atendimento.
Reconhecimento nacional do associativismo catarinense
O presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno de Figueiredo Monteiro, também participou da sessão e reconheceu o papel de liderança da Fehoesc no cenário nacional. “A entidade sempre esteve à frente na defesa dos hospitais e estabelecimentos de saúde, tornando-se uma referência para o setor”, afirmou.
Apoio à modernização e à gestão hospitalar
Representando os homenageados, o diretor executivo Braz Vieira destacou a importância da Fehoesc na modernização da gestão hospitalar. Segundo ele, “a soma das contribuições dos associados tem sido decisiva para garantir a qualidade dos serviços prestados à população”.
70% dos atendimentos SUS em SC são realizados por filiados à Fehoesc
O presidente da federação, Giovani Nascimento, ressaltou o impacto da atuação da entidade em números. A Fehoesc congrega 176 hospitais — privados, filantrópicos e municipais — presentes em 137 municípios, além de mais de 5 mil estabelecimentos de saúde. Juntas, essas instituições são responsáveis por 70% dos atendimentos realizados pelo SUS em Santa Catarina.
Giovani também lembrou o protagonismo dos hospitais associados durante a pandemia da Covid-19 e destacou a relevância atual da rede, sobretudo no contexto do programa estadual de expansão das cirurgias eletivas e emergenciais: “Das 1 milhão de cirurgias realizadas nos últimos dois anos e meio, 70% ocorreram em unidades ligadas à Fehoesc”.
Estado cobra maior participação da União
Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, reforçou o compromisso do governo estadual com a saúde pública. Ele destacou que 15,8% do orçamento de SC está sendo aplicado no setor, com obras em andamento em 70 hospitais e mais de 400 intervenções estruturais já realizadas.
Demarchi também ressaltou a valorização dos procedimentos hospitalares, que estão sendo remunerados “com valores até 12 vezes superiores ao que é pago pelo SUS”.
Ao final de sua fala, o secretário convocou a Fehoesc e suas filiadas a se unirem em uma mobilização nacional por mais recursos federais. “Dos R$ 580 milhões investidos em cirurgias eletivas e emergenciais em Santa Catarina, apenas R$ 60 milhões vieram da União. Precisamos reivindicar o que é direito do nosso estado”, concluiu.