São José enfrenta aumento da frota com obras viárias e novo modelo de transporte

O número de veículos automotores em São José tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Dados do Detran de Santa Catarina mostram que, entre 2022 e 2025, a frota passou de 184 mil para 208 mil veículos — um aumento de 24,4 mil unidades, o que representa um crescimento de aproximadamente 13%. Os carros respondem por 55% dessa frota, enquanto as motos ocupam o segundo lugar, com cerca de 18%.

Diante desse cenário, a Prefeitura tem investido em obras de infraestrutura, planejamento urbano e estudos para modernizar o sistema de transporte coletivo e estimular o uso de modais alternativos. A cidade, que hoje conta com 270.295 habitantes e mais de 98% das vias pavimentadas, está se preparando para enfrentar os desafios da mobilidade urbana.

Apostas em infraestrutura

Uma das principais iniciativas é a construção do anel viário interno, um conjunto de novas avenidas que deve desafogar o trânsito da BR-101. Com aproximadamente seis quilômetros de extensão, o projeto teve início em 2021 e envolve sete frentes de trabalho, com investimento total estimado em R$ 200 milhões. As obras incluem drenagem, galerias pluviais, instalação de meios-fios, ciclofaixas, passeios e pavimentação.

“As novas avenidas oferecem alternativas à BR-101 e ajudam a reduzir congestionamentos, promovendo mais qualidade de vida e desenvolvimento para toda a cidade”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila. Para ele, o anel viário representa um avanço importante para a mobilidade urbana.

Reformulação do transporte coletivo

A Prefeitura também está revisando o sistema de transporte coletivo da cidade. Com base em pesquisas de campo e análises de dados, o objetivo é implementar um modelo mais eficiente, sustentável e integrado. A proposta inclui a criação de faixas exclusivas para ônibus e adoção de tecnologias inspiradas no sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Mais do que obras, a administração municipal aposta na mudança de comportamento dos cidadãos. Há incentivo ao uso de bicicletas, investimentos em calçadas e estímulo à caminhabilidade como pilares de uma mobilidade urbana mais sustentável. “Garantir a mobilidade urbana até 2050 exige mais do que obras. É uma mudança de comportamento, de valorização de meios sustentáveis e da ocupação inteligente do espaço urbano”, afirma Andréa Luiza Grando, secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito.

Expansão planejada

O planejamento da Prefeitura inclui a ampliação do anel viário, com novas conexões entre bairros e melhorias em vias estratégicas. Entre os trechos previstos estão a ligação entre a nova avenida na região do CTG Os Praianos e a Rua Vidal Vicente de Andrade, além da conexão entre a BR-101 e a Beira-Rio, passando pela Rua Governador Aderbal Ramos da Silva.

“Já fizemos nossa parte com os projetos. Agora buscamos recursos estaduais, federais e internacionais para continuar transformando a mobilidade urbana da cidade”, afirma o vice-prefeito Michel Schlemper.

Obras em andamento e projetos futuros

Algumas obras importantes já foram concluídas ou estão em execução:

  • Avenida José Manoel Florêncio, conectando os bairros Areias e Potecas;
  • Nova ponte sobre o Rio Forquilhas e a Avenida Prefeito Germano João Vieira, ligando os loteamentos Recanto da Natureza, Vista Alegre e Lisboa;
  • Beira-Rio Forquilhas (trecho 2), conectando bairros ao longo da SC-281;
  • Avenida de Ligação Nova São José–Distrito Industrial, com quatro pistas, ciclovia e iluminação;
  • Nova rótula em Potecas, para melhorar o tráfego na região.

Outro projeto estratégico é a Avenida Beira-Mar de Barreiros, atualmente em fase de pré-licitação internacional. Com 3,7 km de extensão, a via será financiada pelo Fonplata e contará com áreas de lazer, esportes, cultura e integração com 2,8 km de ruas adjacentes.

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