Santa Catarina ganha visibilidade internacional com estreia da novela “Terra Forte” em Portugal

Santa Catarina está prestes a alcançar projeção internacional com a estreia da novela “Terra Forte”, superprodução da emissora portuguesa TVI, que será lançada no próximo 20 de outubro em Portugal e em diversos países por meio da plataforma Prime Video.

Gravada em Florianópolis e nos Açores (Portugal), a novela destaca cenários catarinenses como pano de fundo da trama, promovendo a cultura, as belezas naturais e o potencial turístico do estado a uma audiência global. A estreia foi anunciada oficialmente em um evento realizado nesta segunda-feira (13), no Resort Costão do Santinho, na capital catarinense.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), a Fundação Cultural Badesc e a própria TVI. A expectativa do governo é que a exibição internacional impulsione ainda mais a chegada de turistas estrangeiros ao estado, que já ocupa a terceira posição no ranking nacional de destinos mais procurados por visitantes internacionais.

“Essa é uma grande oportunidade de mostrar Santa Catarina ao mundo. Quem vê na novela, vem conhecer e acaba voltando. Tenho certeza de que muitos portugueses vão querer se mudar para cá. Quem conhece Santa Catarina se apaixona”, afirmou o governador Jorginho Mello durante o evento. Ele ainda destacou a expectativa de crescimento de 700% no número de passageiros internacionais nos aeroportos catarinenses até o fim de 2025.

Trama une Açores e Santa Catarina

“Terra Forte” conta a história de uma família que deixa os Açores rumo ao Brasil, prosperando em Santa Catarina com a criação de cavalos. A narrativa é marcada por elementos de amor, superação e conexão cultural entre os dois países, reforçando a imagem de Santa Catarina como um território de oportunidades, acolhimento e paisagens encantadoras.

“É uma das mais poderosas ferramentas de promoção turística que tivemos nos últimos anos. A teledramaturgia inspira sonhos e viagens, e estamos diante de uma vitrine mundial que mostra o melhor do nosso estado”, afirmou a secretária de Turismo, Catiane Seif.

Segundo ela, a escolha de Santa Catarina como cenário principal é um reconhecimento à diversidade natural do estado, que combina praias, serras, vales e cidades com arquitetura de influência europeia. A expectativa é de aumento na procura por roteiros que apareçam na novela, especialmente entre turistas portugueses.

Produção de peso e elenco renomado

Assinada pela autora portuguesa Maria João Costa, vencedora de um Emmy, a novela tem boa parte da sua narrativa ambientada em Santa Catarina. Segundo ela, essa é a primeira produção da TVI com mais cenas filmadas fora de Portugal do que dentro. A emissora chegou a montar estúdios que simulavam Florianópolis em território português para facilitar a logística das gravações.

O elenco conta com grandes nomes da teledramaturgia portuguesa, como João Catarré, José Fidalgo, Sofia Nicholson e Camila Ribau, todos presentes no evento de lançamento. Também participaram autoridades como a vice-governadora Marilisa Boehm, o CEO da Media Capital, Pedro Morais Leitão, o diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, além do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e representantes de entidades parceiras, como Badesc e o Resort Costão do Santinho.

Veja também

Últimas notícias