O Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) foi o tema central da palestra conduzida pelo presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista, e pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), Renan Pirath, durante o Seminário de Gestão Esportiva realizado nos dias 27 e 28 de março, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A apresentação teve início com Renan Pirath, que explicou detalhadamente o decreto que regulamenta o Programa de Incentivo ao Esporte. Ele destacou a relevância do acréscimo de até R$ 75 milhões por ano ao orçamento da Fesporte, que atualmente é de R$ 60 milhões.
Com esses novos recursos, o esporte de Santa Catarina terá uma base financeira ainda mais sólida em 2025, permitindo o apoio a diversas áreas, como o esporte educacional, o alto rendimento, o paradesporto, o esporte de participação, além da organização de eventos esportivos.
Jeferson Ramos Batista, presidente da Fesporte, anunciou que o primeiro edital do PIE será lançado em abril. “Este programa será um marco para o esporte catarinense e está sendo muito aguardado pela comunidade esportiva. O PIE tem o objetivo de fomentar o esporte em todas as suas vertentes, desde o esporte educacional até o alto rendimento. Estamos muito otimistas com o impacto que ele trará e vamos seguir com os lançamentos dos editais seguintes após o primeiro”, explicou.
Renan Pirath também ressaltou a importância do PIE, afirmando que ele tem o potencial de transformar o esporte em Santa Catarina. “A Fesporte está trabalhando intensamente para estruturar o programa de forma eficaz e acessível às instituições, que poderão cadastrar seus projetos. Com isso, esperamos um grande sucesso”, completou.