Presidente do Parlamento destaca forte participação popular na edição do Alesc Itinerante em Mafra

A edição do Programa Alesc Itinerante realizada em Mafra nesta semana foi marcada por ampla participação popular e de lideranças regionais. O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia (PSD), destacou o engajamento da comunidade como um dos principais destaques do evento, que ocorreu no Espaço Álamos.

“Foram quase 100 vereadores, uma dezena de prefeitos, diversas entidades. Também tivemos a presença das câmaras mirins, com jovens de Mafra, São Bento do Sul e Itaiópolis. Essa é a essência da Alesc Itinerante: aproximar o Parlamento da sociedade e promover a escuta qualificada das demandas regionais”, afirmou Garcia.

O presidente também enfatizou que o programa permite aos deputados conhecerem de perto realidades fora de suas bases eleitorais, contribuindo para um trabalho mais representativo e abrangente. “O Parlamento precisa estar onde o povo está. E aqui em Mafra tivemos uma grande amostra de cidadania e participação ativa.”

Balanço das atividades

Durante os dois dias de programação, foram realizadas duas sessões ordinárias, nas quais os parlamentares aprovaram 137 matérias legislativas — entre elas, 36 projetos de lei e 101 proposições não normativas, como moções, requerimentos, pedidos de informação e indicações.

As comissões permanentes da Alesc também estiveram ativas, promovendo oito reuniões com temas diversos. Destaque ainda para a atuação da Bancada Parlamentar Regional do Norte, que se reuniu com prefeitos e vice-prefeitos de oito municípios do Planalto Norte.

Ao todo, 42 entidades se manifestaram durante as sessões e reuniões, apresentando reivindicações e sugestões para o Legislativo. Também participaram das atividades 12 prefeitos, 12 vice-prefeitos, 97 vereadores, além de cinco secretários municipais, representantes do Judiciário e das forças de segurança da região.

Reconhecimento e agradecimento

No encerramento da sessão de quarta-feira (6), Julio Garcia agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso da edição. “Os subsídios colhidos aqui em Mafra certamente serão fundamentais para aperfeiçoar o trabalho da Assembleia Legislativa. O Alesc Itinerante cumpre sua missão quando promove escuta, aproxima o Parlamento das comunidades e gera resultados concretos.”

Veja também

Últimas notícias