As obras de macrodrenagem do antigo Rio da Palha, no bairro Ipiranga, em São José, avançam para uma fase decisiva a partir deste sábado (23). A intervenção, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do município, está concentrada na instalação da galeria que vai interligar a Rua Justino de Souza à Servidão Bibiano Lúcio da Silva. A ligação completa o sistema de drenagem já executado nas ruas Bom Pastor, João Ambrósio da Silva, Francisco Nappi e Paulino Júlio de Souza, até o Rio Três Henriques. Restam cerca de 30 metros de galerias para finalizar essa conexão.
Com previsão de chuvas para os próximos dias, a execução da obra foi acelerada para reduzir os riscos de alagamentos no bairro. A instalação está sendo feita em um beco da Justino de Souza, onde parte de uma parede será removida para viabilizar a passagem da estrutura. Após a conclusão, a parede será reconstruída. O investimento total do projeto é de R$ 4,2 milhões.
Além da drenagem, a obra inclui a reconstrução de quatro edículas e dez muros nas imediações, intervenções necessárias para o avanço do projeto. Estão previstas ainda melhorias no pavimento das vias, recuperação de calçadas e implantação de nova sinalização viária.
No início do mês, a Prefeitura finalizou a substituição da galeria antiga na Rua Paulino Júlio de Souza, onde duas estruturas de concreto de 2 x 2 metros substituíram a antiga tubulação de apenas 1 metro de diâmetro, aumentando significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais.
Com a nova galeria já conectada à Servidão Bibiano, a macrodrenagem dá um importante passo para minimizar os impactos das chuvas no bairro. O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, destacou a importância da obra: “É um trabalho essencial, muitas vezes invisível para a população, mas que resolve um problema histórico. As enchentes no Ipiranga causam transtornos há décadas. Estamos promovendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores a cada etapa concluída”, afirmou.
Até agora, já foram instalados 170 metros de tubos com 1,2 metro de diâmetro e 194 metros de galerias celulares com dimensões de 2 x 2 metros. Ao todo, sete ruas estão sendo beneficiadas pela intervenção: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza.
A conclusão das obras será um marco no combate às enchentes e na valorização urbana do bairro Ipiranga.