O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou neste domingo (7) do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis. A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Marilia Boehm, de secretários de Estado e de comandantes das Forças de Segurança.
A solenidade foi aberta com o acendimento do fogo simbólico da pátria, conduzido pelo atleta Matheus da Silva Ferraz. Em seguida, grupos escolares, instituições civis e forças militares tomaram parte no desfile. Mais de 3 mil pessoas acompanharam o evento, segundo estimativa da Polícia Militar.
Cerca de 1.500 alunos da rede pública da Grande Florianópolis participaram do desfile, ao lado de outros 1.700 integrantes de instituições civis. O ato também contou com a presença de 2.500 militares e agentes de segurança pública, além de 190 viaturas. Participaram representantes da Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil Estadual, Procon e Guarda Municipal de Florianópolis.
As corporações desfilaram a pé e com veículos, apresentando suas especialidades e serviços. A Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina foi responsável por encerrar a solenidade.
A programação foi organizada pelo Governo do Estado em parceria com a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, e contou com apoio logístico da Prefeitura de Florianópolis