Eleição do Quinto Constitucional em Santa Catarina bate recorde de participação antes do fim da votação

A eleição para a formação da Lista Sêxtupla do Quinto Constitucional da OAB Santa Catarina já é histórica. Antes mesmo do encerramento da votação, previsto para às 17h desta segunda-feira (6), o processo já registrou recorde de participação, conforme confirmou o presidente da seccional, Juliano Mandelli, em entrevista ao programa “Ligado na Cidade””, da Jovem Pan News Florianópolis.

Com 12 candidatos inscritos e referendados pelo Conselho Estadual da OAB/SC, a disputa tem mobilizado a advocacia catarinense como nunca antes, sendo apelidada nos bastidores de “Super Quinto”. A votação, que ocorre de forma totalmente online, pode ser feita por celular ou computador por todos os advogados adimplentes e regularmente inscritos na seccional.

A expectativa é de que o número de votantes ultrapasse os 13.936 registrados na eleição de 2023, impulsionado pelo peso político dos candidatos e pelas intensas articulações nas redes sociais e nos bastidores jurídicos e políticos do estado desde o domingo (5).

A eleição deste ano é considerada a mais acirrada da história da OAB/SC. Sete dos 12 candidatos são apontados como favoritos, mas há espaço para surpresas, dado o alto nível de engajamento e competitividade.

Após a apuração dos votos, os seis nomes mais votados formarão a chamada Lista Sêxtupla, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Na sequência, os 96 desembargadores do tribunal escolherão — agora por votação secreta, conforme a regra vigente desde 2024 — os três nomes que irão compor a Lista Tríplice. A decisão final caberá ao governador Jorginho Mello (PL), responsável por nomear o novo desembargador.

O resultado final da eleição na OAB deve ser divulgado até as 17h30 desta segunda-feira, seguindo o ritmo da apuração do ano anterior, que foi concluída às 17h14.

Veja também

Últimas notícias