Na manhã desta quinta-feira (16), a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina teve os temas educação e saúde como destaques. Entre os vários pronunciamentos, esses assuntos dominaram.
Educação: melhorias e valorização
O deputado Lucas Neves (Podemos) agradeceu à secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, pelas melhorias nas escolas, destacando a reforma da Escola General Pinto Sombra, em Lages, e o avanço na climatização das unidades escolares. Segundo ele, a substituição da fiação e a instalação de estruturas de alta tensão permitirão que todas as escolas do estado sejam climatizadas em breve.
Já a deputada Paulinha (Podemos) destacou o Dia do Professor (15/10) e cobrou mais agilidade na tramitação de projetos voltados à educação. De sua autoria, 20 propostas aguardam análise no Parlamento. Ela defendeu que o Legislativo assuma a responsabilidade de valorizar efetivamente os educadores.
Saúde: diabetes e câncer de mama
Na área da saúde, Lucas Neves pediu apoio para que o Congresso Nacional derrube o veto presidencial ao projeto que reconhece diabéticos tipo 1 como pessoas com deficiência. Ele também é autor de uma proposta semelhante em âmbito estadual.
Paulinha destacou ações do Outubro Rosa, como a sessão em homenagem à AMUCC, que completa 25 anos, e o projeto “Traços do Bem”, que promove reconstrução mamária para mulheres mastectomizadas, em parceria com uma servidora da Alesc.
Atuação policial em debate
O deputado Jessé Lopes (PL) criticou a recomendação do Ministério Público para punir policiais envolvidos em uma abordagem a uma advogada e sua mãe, em Içara, em 2024. Segundo ele, a decisão, que inclui perda de cargo e indenização, prejudica a atuação da Polícia Militar. “Fico admirado com a força de vontade de vocês em continuar trabalhando ainda”, declarou.