A silvicultura esteve em pauta em uma reunião histórica que uniu parlamentares de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná para discutir o futuro do setor. O encontro, que reuniu os deputados Zé Milton Scheffer (SC), Carlos Búrigo (RS) e Artagao Júnior (PR), reforçou a necessidade de integração de políticas públicas para enfrentar os desafios e ampliar a competitividade de um segmento estratégico para a economia do Sul.
Coordenador da Frente Parlamentar da Silvicultura em Santa Catarina, Zé Milton destacou que o setor vai além da madeira. “A silvicultura é emprego, renda e meio ambiente. Cada árvore plantada é desenvolvimento, inovação e futuro”, afirmou.
Santa Catarina concentra 37% da área nacional de pinus plantado, com mais de 1 milhão de hectares, 11,4 mil empresas e 103 mil empregos diretos. O setor é também um dos pilares das exportações catarinenses, com forte presença nos Estados Unidos, hoje impactada pelo tarifaço imposto pelo governo Trump.
Para Zé Milton, a saída é coletiva: “É fundamental que os três estados estejam unidos para reduzir os efeitos das barreiras comerciais e fortalecer ainda mais o setor, garantindo crédito, infraestrutura e segurança jurídica.”