Em Petrolândia, Jorginho Mello anuncia recursos e reforça apoio à agricultura local

O governador Jorginho Mello visitou na última terça-feira, 25, o município de Petrolândia, após passar por Luiz Alves, Ibirama e Lontras — todas cidades atingidas recentemente por fortes chuvas e granizo. A agenda teve como objetivo ouvir moradores, agricultores e lideranças locais, avaliar os danos e reafirmar o compromisso do Estado com a reconstrução e o apoio ao replantio das lavouras prejudicadas.

Em Petrolândia, o governador anunciou a liberação de R$ 1 milhão em recursos emergenciais, destinados à compra de uma máquina para a prefeitura e, principalmente, de cascalho para recuperar estradas rurais e vias danificadas pelo excesso de chuva.

“Eu sei a dor de ver uma plantação, cuidada com tanto carinho, ser destruída por uma tempestade. Por isso protegemos nossos produtores com programas como o Safra Garantida e o Pronampe Agro Emergencial. Faço questão de estar presente para demonstrar solidariedade e o apoio do Governo do Estado a quem produz e faz de Santa Catarina um exemplo para o Brasil”, afirmou Jorginho Mello.

Durante a visita, o governador percorreu áreas cultivadas atingidas pelo granizo, que comprometeu a colheita e o sustento das famílias agricultoras.

Jorginho destacou ainda o esforço do Estado para reativar e ampliar o Sistema Antigranizo, política pública que, segundo ele, ficou paralisada por longo período. Ao lado do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, reforçou o diálogo permanente com os produtores.

“Estamos conversando com as autoridades locais, nossos técnicos e os agricultores. O Governo de Santa Catarina está ao lado do produtor, oferecendo apoio direto por meio de programas emergenciais e convênios como o Sistema Antigranizo. Nosso compromisso é garantir que as políticas cheguem rapidamente a quem mais precisa”, afirmou Chiodini.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sape) trabalha em conjunto com a Defesa Civil na elaboração do Programa Estadual de Prevenção ao Granizo, que busca ampliar a cobertura do sistema e reduzir prejuízos causados pelo fenômeno.

Investimento e abrangência

O Sistema Antigranizo funciona hoje em 12 municípios catarinenses por meio de convênios com a Sape. A tecnologia atua reduzindo o tamanho das pedras de gelo, fazendo com que se desintegrem antes de chegar ao solo e danificar as lavouras.

Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado repassou mais de R$ 2,2 milhões para instalação e operação do sistema. Em 2025, o investimento previsto deve superar o valor aplicado nos dois primeiros anos da atual gestão.

Os municípios atualmente contemplados são: Calmon, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas, Tangará, Videira, Pinheiro Preto, São Joaquim e Timbó Grande.

Veja também

Últimas notícias