O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, participou nesta última quinta-feira (16) da inauguração da nova subestação da Celesc, localizada no bairro Sertão do Maruim. A cerimônia contou ainda com a presença do governador Jorginho Mello, além de prefeitos e vereadores de municípios da Grande Florianópolis.
Com investimento estratégico para a infraestrutura energética da região, a nova subestação foi construída em uma área de 6.600 metros quadrados e equipada com tecnologia de ponta. A estrutura vai beneficiar cerca de 14,5 mil unidades consumidoras — sendo aproximadamente 12,5 mil em São José e 2 mil em São Pedro de Alcântara —, com foco especial no fortalecimento do setor industrial local.
Além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia, a nova subestação promete acabar com um problema crônico enfrentado por moradores e empresários da região: as constantes quedas e oscilações de energia. A unidade conta com dois transformadores de 26 MVA e seis alimentadores de 13,8 kV, além de uma rede de distribuição de 2,5 quilômetros. O projeto prevê possibilidade de expansão futura, podendo atender até 40 mil residências com a instalação de mais quatro transformadores e bancos capacitores.
Para o prefeito Orvino, a obra representa um marco para o desenvolvimento de São José:
“A região Oeste da cidade é a que mais cresce. Temos visto o surgimento de novos empreendimentos e a chegada de diversas empresas. Essa subestação não apenas resolve uma demanda antiga da população e do setor produtivo, como já está preparada para atender ao crescimento que está por vir”, destacou.
Com a nova infraestrutura, a região ganha mais segurança energética, estabilidade no sistema elétrico e capacidade ampliada para suportar novos investimentos e expansão urbana.