Criciúma sedia Conferência Regional sobre Mudanças Climáticas como parte da preparação para a COP30

A cidade de Criciúma será palco, nesta quarta-feira (03/09), de mais uma Conferência Regional sobre Mudanças Climáticas. O evento integra a agenda estadual coordenada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), presidida pelo deputado Marcos José de Abreu (Marquito – Psol), em parceria com a Escola do Legislativo.

A conferência será realizada no Auditório Edson Rodrigues, no Campus da Unesc (Bloco P), e é aberta ao público, com inscrições gratuitas. Todos os participantes receberão certificados da Escola do Legislativo.

Etapas preparatórias para a COP30

As conferências regionais são parte do processo de escuta e mobilização da sociedade catarinense para o Simpósio Estadual sobre Mudanças Climáticas, previsto para ocorrer ainda este ano. O simpósio reunirá as propostas debatidas nas conferências e consolidará um relatório final a ser enviado à Presidência da COP30.

O ciclo contará com cinco edições regionais. A primeira ocorreu em Lages, na Serra Catarinense; a segunda em Joinville; Criciúma é a terceira cidade a receber o evento. As próximas acontecerão em Florianópolis (25/09) e Chapecó (03/10).

Segundo o deputado Marquito, o objetivo da iniciativa é construir um documento representativo e democrático, reunindo propostas concretas de enfrentamento à crise climática, com base nas realidades e prioridades locais.

“Queremos mobilizar instituições de ensino, sociedade civil, setores público e privado, para somar esforços ao Mutirão Global pelo Clima, promovido pela COP30. Santa Catarina precisa se posicionar de forma ativa neste debate global”, destaca o parlamentar, que é ambientalista e engenheiro agrônomo.

Cada conferência contará ainda com a presença de um enviado especial da COP30, que acompanhará as discussões e garantirá a conexão direta com a agenda internacional.

Sobre a COP30

A COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. O evento reunirá líderes de todo o mundo para discutir estratégias de enfrentamento ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicadas no site oficial do Governo Federal, a expectativa é de que o evento receba mais de 40 mil visitantes, incluindo cerca de 7 mil integrantes da “família COP” – formada por equipes da ONU e delegações oficiais dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Veja também

Últimas notícias