Maratona Internacional de Floripa impulsiona turismo e reforça Florianópolis como destino esportivo

Com recorde de participantes e impacto direto na economia local, a Maratona Internacional de Floripa Fibra 2025 foi encerrada neste domingo (31) após transformar a capital catarinense em um verdadeiro palco do esporte, turismo e negócios. Esta foi a maior edição da prova desde sua criação, em 2017, reunindo mais de 19 mil corredores de todos os estados do Brasil e de mais de 20 países.

Com a maior parte dos atletas vindos de fora da Grande Florianópolis, a cidade registrou intensa movimentação em hotéis, bares, restaurantes, shoppings, transporte e comércio. O evento também atraiu um grande público à Expo Maratona, feira temática realizada desde quinta-feira (28) no Villa Romana Shopping, que reuniu milhares de visitantes com ativações de marcas e experiências ligadas ao universo da corrida.

“Mais do que uma competição esportiva, a Maratona de Floripa se consolidou como um grande impulsionador da economia local e uma vitrine para Florianópolis como destino turístico e esportivo”, destaca Anderson Tonon, diretor do Grupo STC, organizador do evento.

Esporte, negócios e visibilidade

A edição 2025 também chamou atenção pela estrutura e pelo envolvimento de grandes marcas. Com naming rights da Fibra Inteligência Imobiliária, o evento contou com patrocínio de empresas como Fort Atacadista, Villa Romana Shopping, Baly, Mizuno e Alto Giro.

A competição distribuiu prêmios para os melhores colocados e bônus para quebra de recordes, atraindo atletas da elite nacional e internacional, além de corredores amadores de todas as idades — consolidando o evento como um dos mais relevantes do país.

Dados da organização e do setor esportivo indicam que o Brasil é hoje o terceiro maior país em número de praticantes de corrida de rua no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. A diversidade do público ficou evidente: 21% dos corredores tinham entre 16 e 29 anos; 35,4% entre 30 e 39 anos; e quase 13% tinham mais de 50 anos.

Reconhecimento e projeção internacional

Neste ano, a Maratona de Floripa recebeu o selo ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), um reconhecimento importante que reforça a qualidade técnica da prova e seu alinhamento com os padrões das grandes corridas internacionais.

“O evento já ultrapassou as fronteiras nacionais. Hoje, é uma das provas mais desejadas por corredores do mundo todo, e coloca Florianópolis em destaque no calendário global do atletismo”, conclui Tonon.

Mais do que uma maratona, o evento já se consolidou como um motor de desenvolvimento econômico e um símbolo da vocação esportiva e turística da capital catarinense.

Veja também

Últimas notícias