Santa Catarina cria mais de 30 mil novas vagas de emprego em Fevereiro

Em fevereiro, Santa Catarina registrou a criação de 30.097 novas vagas de trabalho formal, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), divulgados nesta sexta-feira, 28. Esse saldo positivo foi o maior dos últimos três anos e o terceiro maior desde o início da série histórica, em 2004. A taxa de crescimento foi de 1,16%, superior à média nacional (0,91%) e equivalente à média da região Sul (1,15%).

O governador Jorginho Mello destacou a importância da temporada de verão para esse resultado. “Tivemos uma temporada de verão excelente, com recordes de turistas internacionais em nossos aeroportos. O Estado se mostrou bem preparado para receber todos, o que movimentou a economia catarinense, gerando consumo, renda e, consequentemente, novas vagas de emprego”, afirmou.

Larissa Borges, diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), ressaltou que o estado teve saldo positivo em todos os setores de atividade econômica em fevereiro. “Esse resultado é reflexo das políticas públicas que têm impulsionado setores-chave como serviços, indústria, construção, comércio e agropecuária. Estamos colhendo os frutos de investimentos estratégicos e de uma gestão coordenada pelo governo de Jorginho Mello”, disse.

A maior parte das novas vagas foi no setor de Serviços, que respondeu por 45,58% do total, seguido pela Indústria, com 27,64%.

Guilherme Papini, diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), destacou que o estado tem apresentado bons resultados na geração de empregos qualificados, com salários superiores à média brasileira. “O Governo de Santa Catarina continua trabalhando para estimular novos negócios e garantir mais oportunidades de emprego. O Sine, por exemplo, oferece mais de 9,8 mil vagas, refletindo a força do nosso mercado de trabalho”, afirmou.

Setores de Serviços, Indústria e Comércio
O setor de Serviços liderou a geração de novos postos de trabalho, com 13.718 vagas criadas em fevereiro. As áreas de Administração pública, defesa e seguridade social foram responsáveis por 3.503 dessas vagas, seguidas pelo setor de Educação, com 2.081 novas oportunidades.

Já a Indústria criou 8.318 novas vagas, com destaque para a Fabricação de produtos alimentícios (+998 vagas) e a Confecção de artigos do vestuário e acessórios (+982 vagas).

O Comércio também apresentou um bom desempenho, com a criação de 2.859 novos postos de trabalho, o que representa uma variação de 174% em comparação com o mesmo período de 2024. Dentro do comércio, o segmento de Comércio por atacado (exceto veículos automotores e motocicletas) foi responsável pela maior parte das novas contratações, com 1.496 vagas.

Pietro Aruto, gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, afirmou que o aumento de 13% no número de contratações em relação a fevereiro de 2024 mostra a força do mercado de trabalho catarinense. “Isso é um reflexo do crescimento robusto da economia do estado nos últimos anos”, concluiu.

Veja também

Últimas notícias