A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), anunciou, nesta terça-feira (25), o resultado dos exames médicos do concurso público para o preenchimento de 40 vagas na Guarda Municipal de São José (GMSJ). Os candidatos aprovados já passaram por etapas anteriores, como prova objetiva, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.
Também foi divulgado o novo cronograma, com prazos para interposição de recursos e a previsão para a homologação do concurso. De acordo com o novo cronograma, o resultado preliminar será publicado no dia 17 de março, e o resultado final está previsto para o dia 26 de março. “Após muitos anos sem realizar concurso para novos guardas municipais, conseguimos concretizar mais um importante projeto, reafirmando o compromisso da gestão atual com melhorias significativas para a cidade”, destacou a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando.
Ela também ressaltou: “Na área de segurança, o município tem investido cada vez mais, entregando à população 40 novos agentes, bem preparados e equipados para proteger e servir São José em breve.” O concurso não apenas oferece uma oportunidade para os candidatos, mas também fortalece a Guarda Municipal, ampliando sua capacidade de atuação e eficiência na segurança pública.
A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, informou que, atualmente, a corporação conta com 110 agentes capacitados e em constante treinamento. Com a chegada dos novos membros, a atuação da Guarda Municipal será ainda mais fortalecida. A Guarda foi criada em 19 de abril de 2004, com a sanção da lei que instituiu a Secretaria de Segurança e Defesa Social do município, consolidando a instituição antes mesmo da criação do Estatuto da Guarda Municipal, que viria a ser implementado apenas dez anos depois.
Policiamento ostensivo
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na quinta-feira (20), reconheceu que as Guardas Municipais têm a prerrogativa legal de realizar atividades de policiamento ostensivo em seus municípios, ampliando as atribuições desses profissionais na segurança pública. A Prefeitura de São José comemorou a decisão, que, segundo a administração municipal, reforça a proteção aos cidadãos.
A secretária Andréa Luiza Grando enfatizou que a atuação da Guarda Municipal tem sido essencial para a segurança de São José, com destaque para o combate à criminalidade. Por meio de estratégias de policiamento preventivo e intensificação do patrulhamento nas ruas, a cidade conseguiu reduzir significativamente os índices de criminalidade.
Para a secretária, a decisão do STF representa um marco importante para a segurança pública, abrindo caminho para um papel mais ativo das Guardas Municipais no policiamento local. “A Prefeitura de São José investe, valoriza e reconhece a Guarda Municipal como um órgão essencial para a segurança da cidade. O modelo das polícias municipais foi aberto, mas aqui já é uma realidade”, concluiu Grando.